Oficina de língua portuguesa ii
No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de administrar as organizações.
O desenvolvimento das ideias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.
Mudanças que foram ocorrendo devido as várias influências da época, tais como:
*Influência dos filósofos
• Sócrates (470 a.C. 399 a.C)
• Platão (429 a.C 347 a.C)
• Aristóteles (384-322 a.C)
*Influência da organização da Igreja Católica
Influenciou profundamente o pensamento administrativo. As normas e princípios da Administração Pública foram transferidas das instituições dos Estados para as instituições da Igreja Católica.
*Influência da organização militar
Influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar.
*Influência da Revolução Industrial
A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas distintas: 1780 a 1860: 1ª. Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro. 1860 a 1914: 2ª. Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade.
Características de 1ª Revolução Industrial Mecanização da indústria e da agricultura; Aplicação da força motriz à indústria; Desenvolvimento do sistema fabril; e Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações.
Características da 2ª Revolução Industrial Substituição do ferro pelo aço; Substituição do vapor pela eletricidade; Desenvolvimento de máquinas automáticas; Especialização do operário; Crescente domínio da indústria pela ciência; Transformações nos transportes e nas comunicações; e Expansão da industrialização.
*Influência dos economistas liberais
Proporcionaram razoável suporte para o aparecimento de