Oficina de Física Anhanguera 2014
Um raio de luz propagando-se horizontalmente, incide em um espelho plano E1 formando um ângulo de 55° com sua superfície. Após a reflexão em E1, o raio de luz incide em outro espelho plano E2 que forma um ângulo de 60° com E1, como mostra a figura abaixo.
Desta forma, pode-se dizer que o ângulo θ indicado no esquema vale:
Escolher uma resposta.
a. 40°
b. 50°
c. 25°
d. 65°
e. 55°
Comentário para resposta correta: Parabéns!! O ângulo formado pelo raio que emerge do espelho E1 e o espelho E1 vale 55°. Portanto, o ângulo que o raio que incide no espelho E2 com a superfície deste vale 65°. Portanto temos 65° + θ + 65° 180° θ = 50°
.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1. .
Question 2 Notas: 1
No dia 12 de setembro de 2003, podemos presenciar um fenômeno astronômico raro: Marte, o quarto planeta mais distante do Sol, teve sua máxima aproximação da Terra nos últimos 60 mil anos. Após percorrer mais de 50 milhões de quilômetros, a luz que dele recebemos o fez aparecer como o corpo mais brilhante do céu noturno, com exceção da Lua. Jornais e revistas aproveitaram o fato, divulgando diversas fotos e muitos dados curiosos a respeito do planeta vermelho. Um deles, em particular, é que, tendo Marte uma massa consideravelmente inferior do que a massa do nosso planeta, a aceleração da gravidade em sua superfície é aproximadamente 40% daquela que presenciamos aqui, na superfície da Terra. Suponha que um astronauta, aqui na Terra, consiga saltar, a partir do solo, a uma altura máxima de 80cm. Dessa forma, qual seria a altura máxima que esse mesmo astronauta atingiria se saltasse com o mesmo impulso (mesma velocidade inicial) em Marte?
Escolher uma resposta.
a. 2,0 m
b. 1,2 m
c. 2,4 m
d. 1,0 m
e. 1,6 m
Comentário para resposta correta: