Oficina Cinema e Cineclubismo: Novas Técnicas e Práticas
1. ÁREA/LINGUAGEM
Audiovisual, Cinema
2. NOME DO PROJETO
Oficina: Cinema e Cineclubismo - Novas Técnicas e Práticas
3. INTRODUÇÃO:
O projeto prevê a troca de tecnologias sobre o cineclubismo, abrangendo teoria, técnicas e práticas. A oficina é divida em três módulos, o primeiro explora a História do Cinema e Cineclubismo no Brasil e no Mundo, o segundo módulo, parte para técnicas de produção de um cineclube, percorrendo desde curadoria de filmes, até montagem dos equipamentos e a terceira é a parte prática acontecerá na exibição de uma sessão de cineclube (Cine Ouro Verde).
4. OBJETIVO:
O objetivo do projeto é gerar um espaço de troca de conhecimentos, tecnologias e experiências acerca do Cineclubismo, visando abranger partes técnicas de montagem e desmontagem de cineclubes e ao mesmo tempo sucintar o interesse de pessoas e grupos na área. Outro objetivo é atrair jovens que possam lidar com as práticas e novos conhecimentos ao cinema através do cineclubismo, abrangendo a cinematografia de vários e países e muito mais do Cinema Brasileiro.
5. JUSTIFICATIVA:
O Projeto Oficina Cineclubismo - Teorias, Técnicas e Práticas, surge a partir de um projeto maior chamado Cine Ouro Verde - Cineclube infantil semanal realizado pelo Enxame Coletivo. As exibições no Centro Comunitário Ouro Verde acontecem a 2 anos, deixando claro que o trabalho cineclubista pode também abranger o campo social e de formação.
Com o direcionamento dos filmes e a inclusão dos jovens dentro do processo cineclubista, é possível formar novos técnicos que poderão aplicar e gerir os cineclubes em diversos locais da cidade, não dependendo mais de outro órgão. A ideia é formar o público desde a escolha do filme até a motivação em relação área do audiovisual e cinema, que tem enorme potencial.
A oficina pretende reunir crianças, jovens e adultos diversos, que vislumbrem a liderança de cineclubes, a gestão de projetos