Oferta e procura
Como é que o euro pode gerar emprego e prosperidade? 1. Acabarão as comissões de câmbio entre os estados - membro da união europeia, pois os altos e baixos imprevisíveis das cotações são prejudiciais ao crescimento e ao emprego. 2. O euro irá igualmente criar maior prosperidade ao reduzir os custos a suportar pelas empresas. 3. Origina uma descida das taxas de juro médias em relação ao seu nível anterior.
Que vantagens traz o euro? 1. Mais facilidade a comparar os preços dos mesmos bens em diferentes estados – membros. 2. Não haverá a necessidade de trocar dinheiro entre os estados – membros, nem de pagar as correspondentes comissões de câmbio. 3. Aumento da relação mais próxima entre os estados – membros da EU. Preço: o preço de um bem ou de um serviço é a medida do seu valor, expresso numa unidade monetária.
Preço de venda – Preço de custo = Margem de lucro
Inflação: é a subida contínua e generalizada dos preços.
Factores que influenciam a inflação: o aumento de custos de produção, aumento da procura*.
*há um aumento da procura em virtude do aumento do consumo das famílias, e ao crescimento do investimento.
Desinflação: diminuição do ritmo da inflação
Deflação: descida contínua e generalizada dos preços.
Estagflação: abrandamento do crescimento económico que causa um menor crescimento do preço dos bens.
Depreciação do valor da moeda: significa que a moeda perde poder aquisitivo.
Poder de compra: é a quantidade de bens que é possível adquirir com o salário. Calcula-se: índice de rendimentos / IPC x 100
Deterioração do poder de compra das famílias acontece quando num processo inflacionista não se verifica um aumento do rendimento das famílias, de forma a cobrir o aumento dos preços.
IPC: é o indicador que mede as variações nos preços dos bens e serviços de qualidade constante que as famílias consomem. Permite medir a inflação.
Índice de preços: (preço do bem do ano x) / (preço do bem no ano base) x 100 (subtrai-se o