OF PRESENTATION Maconha
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DE PERNAMBUCO – FCAP
MBA EM SERVIÇOS DE SAÚDE E GESTÃO
HOSPITALAR
O USO DA MACONHA PARA FINS MEDICINAIS
ALDA MENDES PAIVA
JOSIANE GOMES DE SOUZA
KAROLINA SANTOS
O QUE É A MACONHA?
A maconha é um tipo de droga que é conhecido como Cannabis sativa e costuma ser consumida através das vias respiratórias, ou seja, se fuma igual a um cigarro e produz no fumante um efeito narcótico.
Sua
origem
é
conhecida
através
de
dados
cronológicos bem antigos. O primeiro descobrimento foi na Ásia, mais precisamente no túmulo de uma múmia e que tinha aproximadamente 2700 anos.
Maconha Medicinal
O uso da maconha medicinal está aprovado em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e França, uma vez que esta planta pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de algumas doenças, como Alzheimer, Depressão,
Esclerose múltipla, Glaucoma, entre outras.
Além disso, a maconha medicinal também pode ser usada para diminuir os efeitos da quimioterapia e da radioterapia em pacientes com câncer.
Efeito terapêutico da maconha medicinal
O efeito terapêutico da maconha medicinal deve-se aos princípios ativos da maconha, especialmente o
Canabidiol, que, quando usados de forma controlada e com prescrição médica, atuam ao nível cerebral tendo ação analgésica, estimulante, ansiolítica e relaxante.
Porém, a maconha medicinal só é consumida na forma de medicamento após prescrição médica e aprovação da Anvisa.
Quando a maconha cura?
Está provado. Os efeitos medicinais da maconha beneficiam pacientes de câncer, Aids, glaucoma e esclerose múltipla. Mas os médicos do mundo inteiro se veem num dilema crucial.
Como receitar um remédio que é proibido? últimos Nos
anos, o debate ganhou peso na
comunidade científica internacional.
Cannabis não cura o câncer ou a Aids.
O que ela faz com eficiência é aliviar o sofrimento decorrente dessas doenças. A partir de 1975, os médicos perceberam que o THC ajudava a superar