Oersted
As agulhas da bússola mostram a configuração circular do campo magnético gerado por um condutor retilíneo vertical percorrido por corrente elétrica de intensidade i.
As agulhas da bússola mostram que as linhas do campo magnético gerado por um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica serão circunferências concêntricas, contidas em planos perpendiculares ao condutor e com centro no condutor.
Conta-se que em 1820 o professor Oersted demonstrava em aula o aquecimento de um fio devido a passagem da corrente elétrica. E que esse fio, estando por acaso junto a uma bússola, paralelamente a sua agulha, teria feito a agulha da bússola girar. No entanto a casualidade dessa descoberta foi contestada com veemência pelo próprio Oersted. Oersted aprofundou-se nas pesquisas sobre esse fenômeno verificando ainda que o sentido da rotação da agulha dependia do sentido da corrente elétrica que atravessa o fio.
Referências:
Curso de Física- vol. 3- Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga- editora Scipione
Física 3- Eletromagnetismo e Física Moderna-Alberto Gaspar- editora Ática
Eletromagnetismo-Francisco Caruso e Vitor Oguri-editora Campus
Atividade sobra fenômenos eletromagnéticos
a) Descrição:
A experiência consiste num fio condutor retilíneo ligado a duas pilhas de 12v com uma chave inicialmente aberta (não há corrente elétrica). Uma vez que o fio é colocado de maneira a fechar o circuito elétrico e sob ele é colocado uma bússola, a agulhada bússola sofre desvio. Interrompendo a corrente elétrica a agulha retorna a posição inicial.
b)