ODP Mar Lia APM 2014

1757 palavras 8 páginas
Oxigenoterapia em domicílio para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, uma parceria entre
Faculdade de Medicina de Marília e
Secretaria de Saúde de Marília
Dr. Thiago Luccas C.S. Gomes, Médico de Família e
Comunidade, docente da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e da Universidade de Marília
(UNIMAR)

Cenário – Contexto
A oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) tem demonstrado ser de extremo valor no tratamento de pacientes com DPOC e hipoxemia crônica. Sabe-se hoje em dia que nenhum medicamento, além do oxigênio, aumenta a sobrevida destes pacientes. Isto se estende a pacientes com outras doenças pulmonares que cursam com hipoxemia crônica além da
DPOC.
A oxigenoterapia suplementar estabiliza as complicações sistêmicas da hipoxemia e diminui as internações hospitalares, reverte a policitemia secundária à hipóxia crônica, aumenta o peso corporal, previne e melhora a insuficiência cardíaca direita, o desempenho em testes neuropsicológicos e a capacidade de realizar as atividades da vida diária.

Referências: Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Portaria n o 609, 6 de junho de 2013.
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) J. Pneumologia vol.26 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2000
Exacerbation rate, health status and mortality in COPD--a review of potential interventions. Seemungal TA; Hurst JR; Wedzicha JA. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis; 4:
203-23, 2009

Cenário – Contexto
• Em Marília – SP, a Secretaria Municipal de
Higiene e Saúde (SMHS) firmou convênio com a Faculdade de Medicina de Marília
(FAMEMA) que, através do seu ambulatório de DPOC, avalia, prescreve e acompanha o tratamento de todos pacientes que têm indicação de ODP, enquanto a SMHS fornece o concentrador ou cilindro de oxigênio e atendimento domiciliar multiprofissional.

Avaliação combinada da DPOC

4

RISK
*

Tipo (C)

(GOL
D
Class ifica tion

Relacionados