odontologia
UNIVERSIDADE
Erik André de Nazaré Pires
Resumo: Trata da questão do quanto é fundamental o exercício da leitura no segmento acadêmico, pois influencia diretamente na formação e qualificação profissional. Objetiva em termos gerais colocar em pauta esse aspecto tradicionalista que envolve a formação de um cidadão com visão de mundo mais crítica. O procedimento metodológico empregado consiste da pesquisa bibliográfica para fundamentar a produção textual do trabalho. A sociedade na qual estamos ambientados requer pessoas que exerçam a cidadania de maneira adequada para proporcionar um melhor desenvolvimento da mesma. Entende-se que os graduandos em Biblioteconomia ou qualquer outra graduação precisam ser mais conscientes quanto ao hábito constante da leitura, seja de obras que estão nos moldes físicos ou eletrônicos.
Palavras-chave: Leitura. Sociedade. Biblioteconomia.
1 INTRODUÇÃO
No que confere para subsidiar a elaboração do corpo textual foi realizado uma pesquisa bibliográfica que segundo Eco (2010) é tido como primeiro passo na condução da pesquisa científica, no qual abrangeu a leitura, análise e interpretação de livros, artigos de periódicos tanto no formato impresso quanto no digital dentre outros materiais informativos sobre a temática abordada.
Lakatos e Marconi (2005, p. 183) asseveram que esse tipo de pesquisa “abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc.
Consta no seu objetivo com enfoque geral colocar em pauta esse aspecto tradicionalista que envolve a formação de um cidadão
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.365-381, jul./dez., 2012
365
com visão de mundo mais crítica e nos objetivos específicos: acentuar que forma condizente que esse hábito faz-se necessário no dia dia do graduando para