Odontologia
O objetivo da nossa pesquisa é conhecer as diferenças entre as técnicas da bissetriz e a técnica do paralelismo a diferença entre as duas técnicas e sabermos qual a mais eficaz no tratamento e para o diagnostico bucal. Na radiografia periapical indicada também para a avaliação mais detalhada de um dente ou região. Nestes casos as duas técnicas são empregadas à técnica da bissetriz e o paralelismo.
A técnica da bissetriz foi a primeira a ser desenvolvida. A técnica do paralelismo foi desenvolvida posteriormente, em especial por necessitar do emprego de distâncias focais maiores e, consequentemente, de um aumento do tempo de exposição, o que a tornou inexequível durante uma boa quantidade de tempo.
TÉCNICA DA BISSETRIZ
Como surgiu...
Porém, foi CIESZYNSKI5 (1907), apud CIESZYNSKI4 (1924), que se destacou com a sua "regra da bissetriz" ou "regra de CIESZYNSKI", baseada em um antigo teorema geométrico que estabelece que dois triângulos são iguais quando eles têm dois ângulos iguais e um lado comum. A partir disso, ele idealizou a sua regra, que diz: "O ângulo formado pelo longo eixo do dente e o longo eixo do filme resultará em uma bissetriz na qual o feixe de raios X deverá incidir perpendicularmente". Contudo, em LIMA16 (1953) existe uma citação que atribui a SATHERLEE19 (1913) as primeiras bases teóricas para as tomadas de radiografias periapicais.
Como funciona...
Essa técnica proporciona um posicionamento relativamente simples, rápido e confortável para o paciente. È baseada na lei isométrica de Cieszinski: " A imagem projetada tem o mesmo comprimento e as mesmas proporções do objeto,desde que o feixe de raios X central seja perpendicular á bissetriz do ângulo formado pelo filme e objeto". Ou seja, o raio central deve incidir perpendicular á bissetriz do ângulo formado entre o eixo do dente e o do filme radiográfico
Na técnica da bissetriz o receptor de imagem é colocado o mais próximo possível dos dentes a serem