Odontologia
O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso
The impact of alcohol consumption on weight gain
Adriana Trejger Kachani1, Silvia Brasiliano2, Patrícia Brufentrinker Hochgraf3
1
Nutricionista responsável pelo Programa de Atenção à Mulher Dependente Química do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(Promud-IPq-HC-FMUSP), coordenadora da equipe de nutrição do Pró-Mulher/AMBULIM-IPq-HC-FMUSP, mestranda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
2
Psicóloga. Doutora em Ciências pela FMUSP. Coordenadora executiva do Programa de Atenção à Mulher Dependente Química (Promud).
3
Psiquiatra. Doutora em Psiquiatria pela FMUSP. Coordenadora médica do Promud.
Recebido: 26/09/2007 – Aceito: 20/02/2008
Resumo
Contexto: Considerando-se que o álcool possui um valor energético, ele tem a habilidade de suprimir as necessidades calóricas diárias de um indivíduo, e/ou levá-lo ao sobrepeso, dependendo da quantidade, freqüência e modo de consumo. Objetivos: Revisar o efeito do álcool no metabolismo energético e suas conseqüências no peso corporal.
Métodos: Revisão bibliográfica realizada no sistema MEDLINE (Index Medicus) cruzando os descritores “alcohol” e “weight gain”. Resultados: O álcool tem prioridade no metabolismo alterando outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica, o que favorece o estoque de gorduras no organismo. Dependendo da forma que ele é metabolizado, sua participação como fonte calórica é diferente. Conclusões: O valor energético dos alimentos adicionados ao consumo alcoólico e o patamar de consumo devem ser observados na relação de ganho de peso. Respostas ao consumo de álcool são diferentes de um indivíduo para o outro e são determinadas por fatores individuais e por possíveis fatores genéticos desconhecidos.
Kachani, A.T. et al. / Rev. Psiq. Clín 35, supl 1; 21-24, 2008
Palavras-chaves: Álcool, metabolismo, energia,