Religiao
Protestantismo é uma das três maiores divisões (Catolicismo, Ortodoxa e Protestantismo) do Cristianismo. Este movimento iniciou-se na europa central no início do século XV como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval.[1]
As doutrinas das inúmeras denominações protestantes variam, mas muitas incluem a justificação por graça mediante a fé somente, conhecido como Sola fide, o sacerdócio de todos os crentes, e a Bíblia como única regra em matéria de fé e ordem, conhecido como Sola scriptura.
No século XVI, seguidores de Martinho Lutero fundaram igrejas "evangélicas" na Alemanha e Escandinávia. As igrejas reformadas na Suíça e França foram fundadas por João Calvino e também por reformadores radicais como Ulrico Zuínglio. Thomas Cranmer reformou a Igreja da Inglaterra e depois John Knox fundou uma comunhão calvinista radical na Igreja da Escócia. O encanto da religião onde raros eram os descrentes ou sem religião, retratando certa identidade em relação ao sentido da vida e da natureza, então se constatando uma quebra nesse encanto ao decorrer da historia, mesmo assim não sucumbe à religião, ao contrario torna-se imprescindível em momentos de dor no sentido de reflexão, como diz Camus “O homem é a criatura que se recusa a ser o que ela é”. É a busca dos horizontes e nesse contexto que Rubens Alves trabalha essa perspectiva do ser (na pretenciosa tentativa de transubstanciar a natureza) são os desejos e as perspectivas.