Odontologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Odontologia
Disciplina: Materiais Dentários III
Alunos: Cristiane Balman, Fabio Castro Pinto, Gabriela Marques, Juliana Freiha, Leonardo Peroni, Lilian França, Marcio Maciel, Monique Rocha, Thaís Miranda
Rio de Janeiro, 24 de março de 2010
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O que são propriedades mecânicas? As propriedades mecânicas compreendem a resposta dos materiais às influências mecânicas externas, manifestadas pela capacidade de desenvolverem deformações reversíveis (comportamento elástico) e irreversíveis (comportamento plástico), e resistirem à fratura. Essas são definidas pelas leis da mecânica, ou seja, a ciência física que trata de energia e forças, e de seus efeitos nos corpos.
As propriedades mecânicas podem ser observadas, por exemplo, no projeto da prótese dentária, no qual a resistência do material garante que a prótese atenda às funções para as quais foi desenhada de forma adequada, segura e por um período razoável.
Dentre as propriedades mecânicas dos materiais dentários podemos citar a:
-Resistência—Tensão máxima que uma estrutura pode suportar sem sofrer uma quantidade característica de deformação plástica ou tensão no ponto de fratura.
-Tensão—Força por unidade de área no interior da estrutura submetida a uma força externa ou pressão.
-Deformação—Alteração no comprimento de um material pela ação de uma força.
-Tenacidade—Capacidade do material de absorver energia elástica e se deformar plasticamente antes da fratura.
-Resiliência—É a quantidade relativa de energia elástica por unidade de volume liberada ao remover a carga de um corpo-de-prova.
-Ductibilidade—Capacidade relativa de um material ser deformado plasticamente sob uma tensão de tração antes de sofrer a fratura.
-Maleabilidade—Capacidade de o material suportar uma deformação