odontologia
ALESSANDRA DOS REIS SILVA
ELISÂNGELA FERNANDES
ELIANA DE AMORIN MONTEIRO
ÉLEN PRSCILA OLIVEIRA
EFIGÊNIA MAXIMINO
HIAGO RAFAEL LIMA
MARICLEUMA PENA
MANINILZA DOS SANTOS
HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
MACAPÁ/AP
2012
ALESSANDRA DOS REIS SILVA
ELISÂNGELA FERNANDES
ELIANA DE AMORIN MONTEIRO
ÉLEN PRSCILA OLIVEIRA
EFIGÊNIA MAXIMINO
HIAGO RAFAEL LIMA
MARICLEUMA PENA
MANINILZA DOS SANTOS
HUMANAIZAÇÃO NA SAÚDE
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Assistência de Enfermagem como forma de avaliação parcial de G1.
Profª Viviane Cristina.
MACAPÁ/AP
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Entende-se por ser humano a natureza humana, bondosa, humanitária, que tem o mesmo sentido de humanidade, no qual se incluiu benevolência, clemência, compaixão. Humanizar é a prática do humano.
Humanização em saúde mostra-se relevante no contexto atual, uma vez que a constituição de um atendimento calcado em princípios como a integralidade da assistência, a eqüidade, a participação social do usuário, dentre outros, demanda a revisão das práticas cotidianas, com ênfase na criação de espaços de trabalho menos alienantes que valorizem a dignidade do trabalhador e do usuário.
2 POLÍTCA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH)
A Política Nacional de Humanização (PNH), que deve estar presente em todas as ações da saúde como diretriz transversal e favorecer, entre outros, a troca e construção de saberes, o diálogo entre profissionais, o trabalho em equipe e a consideração às necessidades, desejos e interesses dos diferentes atores do campo da saúde. Para implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) entende-se que existe a necessidade de estratégias gerais, composta por eixos, que possibilitem a apropriação dos resultados pela sociedade.
O Ministério da Saúde (MS) em maio de 2000 cria o Programa Nacional de