DIAGNOSTICO SOCIAL
Introdução
Em tempos de conflitos ideológicos, casos sociais, guerras políticas por todos os lugares, é importante destacar um profissional que, para garantir o processo de organização política ou mesmo a luta contínua em favor dos menos favorecidos, , encontram-se à margem da sociedade. Estamos nos referindo ao profissional denominado.de
Um assistente Social que atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
Dentro dessa perspectiva, faremos um trabalho onde a atuação de um assistente social será exposta de forma prática e visível para que possamos por fim ter uma mera noção de quão importante é sua atribuição na consolidação das políticas sociais em combate a tão emergente e complicada questão social.
DESENVOLVIMENTO
Uma das emergentes cidades da região oeste do estado de Mato Grosso, a nossa cidade de Pontes e Lacerda. Tem a população atual somando-se as regiões rurais e urbanas entre 44.000 (quarenta e quatro mil) a 47.000 (quarenta e seis mil) habitantes. O desenvolvimento econômico de Pontes e Lacerda foram consoantes ao aumento de sua população e a abertura de novas frentes no aproveitamento das terras férteis do Vale do Guaporé, além da extração do ouro e madeira, promoveu grande impulso na geração de riquezas