odonto
TRABALHO SOBRE VERDADES CIENTIFICAS CONSIDERADAS CORRETAS NO PASSADO E SUA CONCEPÇÃO ATUAL
RIO BRANCO – AC
2014
WALCENY WESLEY LIMA MACHADO
TRABALHO SOBRE VERDADES CIENTIFICAS CONSIDERADAS CORRETAS NO PASSADO E SUA CONCEPÇÃO ATUAL
Trabalho apresentado ao curso de odontologia, da União do Norte, como parte das avaliações da disciplina de metodologia científica.
Professora: Ma. Andreia de Lima Moreno
RIO BRANCO – AC
2014
DUAS TEORIAS PARA DEFINIR A LUZ
Ao longo dos anos podemos ver na historia que teorias não são definitivas um grande exemplo é a teoria de Isaac Newton sobre a luz.
Durante muitos anos acreditou-se na teoria sobre a luz de Isaac Newton, na qual dizia que a luz era formada por partículas, corpúsculos que colidiam contra objetos formando assim as cores. Newton mesmo sendo um grande defensor da teoria corpuscular sempre foi cauteloso ao ser abordado sobre o assunto nunca discutindo seus amplos detalhes, até que sua teoria foi contestada pelo holandês Christiaan Huygens que a luz era formada por ondas que se propagavam em linhas retas, mas que também estavam sujeitas a fenômenos de interferência como a reflexão.
Mas as contradições não pararam no senhor Huygens, pois no século 20 com o surgimento da física quântica a luz e seus fenômenos passaram a ser estudadas em escalas menores, surgindo assim uma teoria conciliatória na qual dizia que a luz possuía um comportamento dual: é partícula e onda, sendo essa teoria a preferida nos dias atuais.
Bibliografia:
Terra Educação
http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/voce-sabia-teorias-cientificas/