o infanticídio indígena
Resumo
Este trabalho vem falar sobre o crime de infanticídio cometido em algumas aldeias indígenas Brasileiras até os dias atuais, e a dificuldade que alguns índios enfrentam tentando combater tais atos dentro das aldeias. Fala também da posição do Governo em relação ao infanticídio indígena e a batalha de alguns índios junto ao governo na tentativa de encontrar uma solução para caso.
Palavras-chave
Infanticídio indígena; direitos humanos; governo.
Introdução
Em algumas tribos brasileiras o infanticídio é uma prática comum. Os índios matam suas crianças por terem alguma deficiência, nascerem gêmeos, filhos de mãe solteira, decorrente de incesto dentre outros motivos. Na maioria dos casos o infanticídio acontece por imposição do pajé, as mães deixam de lado seu amor pela criança e são forçadas pela tradição cultural a tais atos ou ainda há casos de pais que cometem suicídio pois preferem morrer a ter que tirar a vida de seus próprios filhos.Há todo um ritual para esse sacrifício pois as crianças não podem ter seu corpo violado, então são enterradas vivas em covas rasas onde muitas das vezes seu choro é ouvido por horas até a morte, em outras ocasiões são sufocadas com folhas venenozas ou deixadas na floresta depois do parto sem nenhum amparo para morrerem só1
Muitas das mães já tentaram ir contra o infanticídio, mas acabam sendo coagidas a cometê-lo porque não têm forças para lutar dentro das aldeias por isso acabam cedendo e guardando consigo a tristeza de perder um ente querido2.
1. O Governo
O que acontece com o governo em relação ao infanticídio é uma tolerância negativa pois não se pronuncia, fecha os olhos e não toma posição, como se não estivéssemos falando de vidas humanas, ele sabe o que acontece, aonde acontece mas prefere não fazer nada vendo toda esta situação como um expectador.
O governo deveria intervir em favor das crianças indígenas em risco de infanticídio mas muitos