odonto
Streptococcus Mutans
(Cárie dentária)
Nomes:
Jéssica Lousie RA: 73316
Leticia Duarte RA: 77047
Maiara Magrini RA: 78809
Mayra Olivio RA: 78005
Silvana Angelica RA:
Streptococcus Mutans
Streptococcus mutans é uma espécie de bactérias Gram-positivas com morfologia de coco, pertencentes ao género Streptococcus, do grupo A de Lancefield.
Natureza infeciosa dentária:
Esta bactéria é vulgar na boca do Homem e é o principal fator do desenvolvimento de cáries devido a sua capacidade acidogênica e acidúrica.
A boca é um dos sítios do corpo humano com extraordinária quantidade e diversidade de microrganismos, os quais convivem com nosso organismo sob delicado equilíbrio com fatores de defesa imunológica. A capacidade de sentir e responder a diversos estresses decorrentes do contato com estímulos locais, incluindo-se os fatores de defesa presentes na saliva e fluído gengival, determinam em parte a capacidade destes microrganismos bucais em colonizar as superfícies bucais, aumentar em número e proporção, causar doenças e até mesmo disseminar-se sistemicamente. Entre estes, as bactérias do gênero Streptococcus têm papel crucial na ecologia bucal uma vez que representam cerca de 20% da microbiota bucal total e podem corresponder a até a 80% dos colonizadores das superfícies dos dentes durante as primeiras 24h de formação da placa dental. Investigam os mecanismos moleculares através dos quais espécies comuns de estreptococos da placa dental (Streptococcus dos grupos mutans, sanguinis e mitis) respondem a estímulos ambientais, colonizam os dentes e expressam fatores de virulência envolvidos em doenças bucais ou disseminam-se pela corrente sangüínea. Investigam também as principais fontes e vias de transmissão de microrganismos bucais e desenvolvem estudos para caracterizar a diversidade de microrganismos e da resposta imunológica do hospedeiro durante as fases de estabelecimento da microbiota bucal em crianças.
Mecanismos de patogenicidade de