odonto
INFECCIOSOS DE
ORIGEM
DENTÁRIA
Profa.Dra.Cláudia Jordão Silva
1
TRATAMENTO DOS PROCESSOS INFECCIOSOS DE ORIGEM DENTÁRIA:
CONCEITO E EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS INFECCIOSOS
1) Mecanismo:
As bactérias que provocam infecções nos tecidos bucais dispõem de inúmeras portas de entrada, inclusive o trauma cirúrgico, sendo a mais comum a placa bacteriana.
Ocasionadas por esta a bolsa periodontal e a cárie dentária, podem constituir-se em caminhos para as lesões endodônticas ou às periodônticas, primárias ou com envolvimento simultâneo secundário ou combinado.Quando os microorganismos encontram tecido conjuntivo altamente vascularizado , são destruídos pela vigorosa ação dos fagócitos. A invasão pode ainda ser dominada em seu inicio pelo processo inflamatório; frequentemente, estas infecções, embora localizadas, são dominadas mais lentamente e após considerável prejuízo para os tecidos. Quando chegam ao tecido ósseo, a situação se complica um pouco mais por não possuir este tecido, eficiente mecanismo de defesa.
Os sintomas tóxicos se manifestam pela elevação de temperatura e velocidade de pulso e em alguns casos o ritmo respiratório aumenta. O paciente se desidrata. A dor é evidente e a tumefação do pescoço e da face causam incomodo.
2)Efeitos locais:
No inicio, a zona atingida mostra-se hiperêmica, dolorida e endurecida ao toque e os nódulos linfáticos intercalados na rede de drenagem acham-se ingurgitado (palpáveis).A medida que o processo tende a localizar-se aparece cada vez mais uma zona amolecida no centro da inchação, sendo que pelo toque poderemos averiguar a existência do fluido, caracterizando assim, o ponto de flutuação.
3)Efeitos Gerais:
•
febre
•
hiperleucocitose
•
desvio a esquerda no hemograma
•
aumento da velocidade da hemossedimentação
•
aumento da freqüência do pulso e dos movimentos respiratórios
•
aumento da necessidade de volume líquido ingerido
4)Sinais de perigo:
•