Montesquieu
(Montesquieu)
"Só o poder limita o poder."
(Montesquieu, em O Espírito das Leis, Livro XI, Capítulo IV)
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve por objetivo um maior conhecimento acerca dos célebres autores que influenciaram, com suas obras e discursos, a consolidação do Estado Moderno e a presente Teoria Geral do Estado, disciplina a qual estudamos hoje no primeiro ano do Curso de Direito.
O grupo autor desta pesquisa teve como incumbência relatar, em síntese, a biografia, obras e a relação que teve com a TGE o autor iluminista Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, popularmente conhecido como Montesquieu. Sua teoria política sobre a separação dos poderes estatais é o que lhe conferiu e lhe confere fama até os dias atuais, por ter sido a mesma perpetuada e consagrada por muitas das modernas constituições internacionais.
A pesquisa realizada foi inteiramente de cunho bibliográfico, com auxílio de recursos e textos retirados também da rede mundial de computadores, além de livros sobre os pensadores de Direito e a própria obra máxima do autor, “Do Espírito das Leis”.
2 MONTESQUIEU – BIOGRAFIA
Nasceu em 18 de Janeiro de 1689 em La Brède, na França, e foi um dos grandes precursores do pensamento iluminista. Com 16 anos, entrou para Universidade de Bordeaux e cursou Direito. Enquanto exercia a presidência da Câmara, resolveu estudar a fundo as áreas do direito romano, biologia e geologia, usando as ciências naturais como metáforas para explicar as ciências humanas em seus artigos e teses acadêmicas. Em 1721, publicou sua primeira obra de destaque, as "Cartas Persas", onde criticava os costumes sociais, políticos e religiosos da França do rei Luís XIV sob o prisma de dois viajantes que trocavam correspondências com persianos de forma satírica, refletindo o pensamento iluminista que tomou conta da produção