Odonto
-cor: rosa pálido, pode haver pigmentação melanica
-forma: arcos concavos regulares
-área de zenit : angulação mais distalizada da gengiva na região dos incisivos centrais. O arco (maior altura) tem maior projeção mais distalizada e não no meio como os incisivos laterais e caninos.
-papila incisiva nos centrais eh um pouco maior que nos incisivos laterais
-volume fino e afilado
-textura : brilha quando úmida e opaca quando seca
Aspecto de casca de laranja (pontilhados: devidos as projeções do epitélio em direção ao conjuntivo e vice-versa)
-consistencia: firme e resiliente , quando joga jato de ar ela afasta mas em seguida volta a ficar em contato com a estrutura do dente. Não deve haver deslocamento .
-a gengiva não dói, não sangra e não tem secreção purulenta à sondagem ou espontânea. Sangramento, secreção purulenta indica processo inflamatório. Secreções sanguíneas ou purulentas à sondagem indicam presença de processo inflamatório.
-uma patogênese pequena pode apresentar pus.. portanto não significa que tem pus a patologia é mais grave.
Tratamento da bolsa periodontal
-o biofilme inicialmente formado supra gengival, quando sofre maturação, migra em direção subgengival. A adesão da pla subgengival é mais acentuada que a da supra. Nutrição da placa supra é pelo plasma sanguíneo. Para doença periodontal não adianta mudar a dieta, pois eh sub.
-mesmo a doença periodontal sendo um processo infeccioso, uma medicação sistêmica não será uma solução. Sempre será executada a raspagem.
-dentro das bolsas há duas classificações: bolsa verdadeira-> acumula-se supra e depois se torna sub, descolamento do epitélio juncional, reabsorção do processo alveolar. Há perda óssea. Em alguns casos há crescimento gengival, criando uma falsa bolsa: aumento da profundidade da bolsa, sem deslocamento do epitélio juncional e não há perda óssea.
-O inicio do processo inflamatório é chamado gengivite, basta eliminar o agente etiológico (acumulo de placa)