Odisseu um herói épico. texto
REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LETRAS
Um Herói Chamado Odisseu
São Paulo
2012
Um herói chamado Odisseu
A história de um herói é construída através dos desafios que enfrenta e cada vez que os vence, prova a todos sua astúcia, que por sua vez, lhe agrega experiência e fama. Com o herói de uma epopéia não acontece diferente, geralmente sua história se inicia por meio de um acontecimento grandioso somado a um interesse claramente social, com o qual se destaca por representar toda a coletividade através de seus feitos heróicos. É um personagem belo e viril dotado de características como: coragem, astúcia, força e inteligência que vão além da capacidade de um ser humano normal, garantindo-lhe superação perante seus inimigos.
.Odisseu foi um rei guerreiro, que governou Ítaca ao lado de sua esposa Penélope e com ela teve um filho chamado Telêmaco. Partiu para lutar ao lado de seus companheiros em Tróia com o intuito de resgatar Helena, esposa de Menelau. Após a derrota dos troianos, Odisseu iniciou uma viagem de dez anos de volta para Ítaca, no qual passou por muitas aventuras antes do seu tão desejado regresso. Até que consegue voltar e junto com Telêmaco mata todos os pretendentes que assediaram Penélope, entrando novamente no seio familiar.
A astúcia e inteligência de Odisseu aparecem diversas vezes na epopéia, como no trecho seguinte, em que ele bolou um plano para deixar seus companheiros imunes ao canto das sereias: “Talhei a bronze um grande círculo de cera e o fragmentei. Com mãos robustas o premi. Depois de macerá-la ao sol refulgurante, senhor Hiperionide, a cera aquece. Amolgo-a bem nas orelhas de meus companheiros, um a um.” (Canto XII, p. 367).
Sua coragem também é testada por diversas vezes como se pode observar neste trecho do Canto das Sereias: “Devo ouvir sozinho o tom de sua voz. Prendei-me com calabres firmes, rente à carlinga, em nó inextrincável. Se eu implorar, se eu