ocupação região serrana
Instituto de Geociências
Geografia Política
Professora: Juliana Nunes
Aluna: Bianca Lima Magalhães Matrícula: 312126003
Exercício: A partir dos textos de Graham Smith, Teoria Política e geografia humana, e do artigo de Marilena Chauí, o inferno urbano e a política do favor, disserte sobre os novos movimentos sociais. Aborde o conceito de política, espaço político, a metáfora da praça e do palácio, assim como os argumentos e exemplos mobilizados pelos diferentes autores.
Iná de Castro destaca política, como sendo um componente essencial do processo histórico de formação das sociedades. Ela deve ser compreendida como a essência das normas socialmente instituídas para o controle das paixões, tornando-se a condição do surgimento do espaço político onde é possível a convivência entre os diferentes. Para Hannah Arendt, “os homens se organizam politicamente para certas coisas em comum, essenciais num caos absoluto, ou a partir do caos absoluto das diferenças” (Arendt, 1998:21-23). Neste sentido, a política surge da relação entre os homens e das opções feitas, historicamente, para sua realização. No entanto, ainda seguindo Arendt, é quando “os homens se juntam, [que] se move o mundo entre eles, fazendo surgir um interespaço [espaço das relações] onde ocorrem e fazem-se todos os assuntos humanos”. Mas ainda, para Arendt, não é possível pensar em política sem as condições da sua duração que se encontram nas bases material e social do lugar onde o encontro dos diferentes se dá. Este é, portanto a condição fundadora da pólis, mas o é também do território, arena por excelência do enfrentamento das paixões e das regras para a convivência entre os diferentes.
O que notamos em nossa sociedade é que desde sempre diferentes atores sociais se organizaram para interferir a seu favor, nas políticas oriundas do poder público. É dessa maneira que Graham Smith nos diz que todos nos movimentos sociais todos questionam, de