Ocupação do território brasileiro
1. O BRASIL ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES Antes do descobrimento do Brasil, em 1500, o país já era habitado por inúmeras tribos indígenas. Para esses índios, só existiam tribos e sociedades com quem conviviam. Eram eles os tupinambás, os caraíbas, os jês, os tucanos e os tupis-guaranis. Eles chamavam o território brasileiro de Pindorama. Quando descoberto, estima-se que o Brasil possuía cerca de dois milhões de indígenas, de norte a sul. Infelizmente, a ideia de Descobrimento do Brasil ignora a existência dos índios, que eram os habitantes originais da Terra.
2. A FORMAÇÃO DO BRASIL O Brasil começou a se formar com a vinda dos europeus, principalmente portugueses. O espanhol Vicente Yáñez Pinzón foi o primeiro europeu a chegar nas terras brasileiras, em 16 de janeiro de 1500. Mas oficialmente, o descobrimento do Brasil se deu em 22 de abril de 1500, pelo português Pedro Álvares Cabral, que comandava uma esquadra portuguesa com destino à Índia, e acabou chegando ao litoral sul da Bahia, na cidade de Porto Seguro, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha, onde foi realizada a primeira missa no território descoberto, pelo frade Henrique Coimbra.
2.1 O Tratado de Tordesilhas O território brasileiro era dividido entre espanhóis e portugueses. O Tratado de Tordesilhas, assinado antes mesmo da descoberta do Brasil, em 1494. O tratado foi assinado entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha, e consistia em dividir as terras