Ocupação das zonas de vertente - ilha da madeira
Ocupação antrópica é a ocupação de zonas terrestres pelo homem e a decorrente de exploração segundo as necessidades e as atividades humanas dos recursos naturais. Isto traduz-se em pressões ou impactos sobre o meio ambiente que podem exceder a capacidade de suporte e regeneração dos ecossistemas, contribuindo para o seu desequilíbrio. * Zonas de vertente
O que são as zonas de vertente? As zonas de vertente naturais são locais onde a erosão pode avançar de forma mais rápida, principalmente quando apresentam um declive acentuado. Graças a estes declives, podem ocorrer alterações na encosta. Estas alterações que se verificam nas encostas e a forma como vão evoluindo devem-se principalmente a duas causas naturais: - A erosão hídrica; - Os movimentos de terreno ou movimentos de massa. Também podem ser causadas pela atividade humana por alguns fatores: - Fatores condicionantes; - Fatores desencadeantes.
Os fatores condicionantes correspondem às condições mais ou menos permanentes que podem favorecer ou não os movimentos de massa. Podem ser devido a: * Inclinação do terreno; * Força da gravidade; * Contexto geológico; * Quantidade de água no solo; * Características geomorfológicas da área.
Além dos fatores geológicos, se o declive da área for muito pronunciado, o risco de ocorrência de um movimento de massa será mais elevado. Se o declive for pouco pronunciado, a probabilidade de ocorrerem movimentos de massa será menor.
Os fatores desencadeantes correspondem a factores que resultam de alterações que foram introduzidas numa vertente e que podem despoletar um movimento em massa.
Os principais factores desencadeantes são: * A precipitação; * A ação do Homem; * A ocorrência de sismos; * A ocorrência de tempestades nas zonas costeiras. A ação do homem pode assumir diferentes aspetos para desencadear estes fenómenos. Um dos fatores mais