Ocupa o e Minist r
Por Joel Comiskey
Um amigo meu, que é também um líder no movimento de igreja em células, me pediu em várias ocasiões para levantar a questão sobre a ocupação e o ministério celular no blog JCG. Ele escreveu: "Em nossa sociedade muitas pessoas são ocupadas, chegam tarde em casa, e depois dizem que não têm tempo para se envolver em uma célula. Talvez existam pessoas que possam ajudar com isso". Eu escrevi de volta dizendo:
Eu reconheço que este é um problema, mas eu não tenho certeza de que exista uma solução. Uma frase que me vem à mente é: Nós não conseguimos mais qualidade pedindo por menos qualidade. Em outras palavras, muitas igrejas tentam resolver o problema de ocupação reduzindo a freqüência de suas reuniões celulares ou chamando tudo de célula (por exemplo: escola dominical, treinamentos, e assim por diante). Para mim, a chave é reduzir o tempo de compromissos da igreja, mantendo o foco nos elementos-chave do ministério celular:
1. Célula
2. Celebração (Reunião maior)
3. Treinamento
4. Equipamento
Além destes, não devemos exigir que as pessoas se envolvam em ministérios adicionais (somente aquelas que têm tempo), mas todos devem estar envolvidos nos quatro citados acima.
Esta foi a minha resposta para o meu amigo pastor, mas ele também queria saber o que os blogueiros do JCG tinham a dizer sobre este assunto, por isso vamos tratar desse tema em abril.
A realidade é que todos nós temos a mesma quantidade exata de tempo. Sem mais nem menos. Mas eu me pergunto se o nosso problema é a falta de tempo ou as prioridades equivocadas. Por exemplo, os norte-americanos assistem uma média de quatro horas de TV por dia. Assistir TV é uma prioridade para pessoas norte-americanos ocupadas, e elas arranjam tempo para assistí-la.
Agora, eu reconheço que as pessoas que vivem no mundo ocidental têm mais distrações do que aquelas que vivem em países em desenvolvimento. Um pastor de igreja em células que