Obtenção industrial do H2
ISABELA MARIA SOUZA MEDEIROS
TMI II
OBTENÇÃO DO GÁS HIDROGÊNIO:
PROCESSO DE REFORMA A VAPOR
Jacareí
2014
Introdução
Hidrogênio
O hidrogênio é um elemento químico de símbolo H, número atômico 1 (1 próton e 1 elétron) e com massa atômica 1 molar. Na temperatura ambiente é um gás diatômico (H2), inflamável, incolor e inodoro. Seu ponto de ebulição é -252,8ºC e seu ponto de congelamento é - 259,2ºC .
O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo, aparece em milhões de substâncias, como por exemplo na água e nos compostos denominados orgânicos, e é capaz de reagir com a maioria dos elementos.
A escolha do melhor método de produção do hidrogênio depende da quantidade que queremos produzir e do seu grau de pureza. As tecnologias de produção do hidrogênio necessitam de energia sobre alguma forma como calor, luz ou eletricidade. Atualmente, aproximadamente a metade da produção de hidrogênio no mundo provém do gás natural, e a maior parte da produção em escala industrial é pelo processo de reforma a vapor.
Reforma a vapor
A reforma a vapor é um processo para fabricar combustíveis úteis a partir de combustíveis fósseis. Esta reforma é efetuada por meio de processadores/reformadores, a maior parte dos atuais a vapor, que permitem converter hidrocarbonetos com uma grande percentagem de hidrogênio.
Matéria-prima
Gás Natural
O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.
É um gás inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo