Obtenção do Cloreto de sódio e do Cloro
Introdução:
O Cloro – cujo símbolo é representado por Cl – é um importante elemento químico encontrado na natureza. O elemento em si possui diversas finalidades e pode ser encontrado de diferentes maneiras no meio-ambiente.
O Cloreto de Sódio, conhecido também como NaCl, é um dos mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica. Também conhecido comumente por sal ou sal de cozinha, o elemento se apresenta como um sólido cristalino branco.
Desenvolvimento:
Originado do grego chlorós, que significa “amarelo-esverdeado”, o elemento pode ser encontrado na natureza em uma temperatura ambiente no estado gasoso. No entanto, dificilmente é possível encontrá-lo sem estar combinado com outros elementos devido sua alta reatividade. Descoberto pelo alemão-sueco Carl Wilhelm Scheele em no século XVI, possui características de odor irritante, sendo um gás extremamente tóxico. Em seu estado puro e com as devidas condições normais, é um gás de coloração amarelo esverdeada, sendo abundante na natureza e essencial para muitas formas de vidas.
O cloro possui muitas finalidades, desde a potabilização da água de consumo humano dissolvendo-se nela, até a sua utilização como um gás de guerra – por ser um gás neurotóxico – como foi utilizado na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. É ligeiramente solúvel em água (6,5g de Cl/L de água a 25ºC) e combina-se facilmente com a maioria dos elementos.
O NaCl em seu uso doméstico destina-se para a salga da comida e na conservação de alimentos, tais como carnes e pescados. Por apresentar problemas caso em excesso no organismo, como aumento da pressão arterial etc, no sal são adicionados compostos iodados para amenizá-los. Também é encontrado na composição do Soro Fisiológico; e também encontrado para outros fins, como na diminuição do ponto de fusão da neve, como os E.U.A utilizam para limpar as ruas.
Considerado como um elemento de luxo em alguns lugares do mundo, o sal é