Obtenção de correntes elétricas e seus processos.
PROCESSO QUÍMICO.
A eletrólise é um método usado para a obtenção de reações de oxidorredução. Em soluções eletrolíticas, o processo se baseia na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando, assim, reações químicas.( Isso é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica. )
As reações na eletrólise podem ocorrer de várias maneiras, dependendo do estado físico em que estiver a solução que vai ser submetida à reação.
AÇAO QUÍMICA
Ação química é um dos princípiosmais antigo para obtenção de de energía elétrica. A pilha tambem conhecida com célula química é um utensilio também que faz parte desse principio.
Ela consiste em dois elementos:um que ceder elétrons e outro que é deficinete de elétrons. Nas pilhas convencionais usa-se o grafite ( receptor ) e o ( zinco ) doador de elétrons.
Também há necessidade de eletrólito nesse sistema para que ocorra tranferência de elétrons entre esses elementos fazendo com que ocorra formação de energia elétrica.
Transformações químicas São transformações em que um ou mais materiais que compõem o estado inicial do sistema – os reagentes – são transformados e aparecem no estado final como novos materiais.
Pilhas e baterias: são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxirredução produz corrente elétrica.
Conheça agora as principais pilhas e baterias juntamente com suas aplicações:
Pilhas alcalinas comuns: tem como base os elementos zinco/manganês. São utilizadas para dar vida aos brinquedos, luz às lanternas, som aos rádios, autonomia aos controles remotos, entre outros.
As chamadas pilhas especiais de níquel-metal-hidreto e de íons de lítio foram produzidas especialmente para o uso em filmadoras e notebooks.
A pilha especial de zinco ar é usada para dar audição aos surdos, ela faz funcionar os aparelhos auditivos.
As pilhas do tipo botão miniatura são aquelas encontradas em calculadoras,