Obtenção de Alquenos
THIAGO CONCEIÇÃO CERQUEIRA
PRATICA 05
OBTENÇÃO DE ALQUENOS – DESIDRATAÇÃO DE ÁLCOOL
Feira de Santana
2013
THIAGO CONCEIÇÃO CERQUEIRA
PRATICA 05
OBTENÇÃO DE ALQUENOS – DESIDRATAÇÃO DE ÁLCOOL
Feira de Santana
2013
1- Introdução
O cicloexeno (citado também como ciclo-hexeno ou ciclohexeno) é um hidrocarboneto com a fórmula C6H10. Este cicloalqueno é um líquido incolor com um odor penetrante. É um intermediário em vários processos industriais.
Cicloexeno não é muito estável sob estocagem por longos períodos com exposição à luz e ao ar porque forma peróxidos.
Reações de eliminação são uma das mais importantes e fundamentais classes de reações químicas. Basicamente, o mecanismo da eliminação compreende a saída de dois átomos ou grupos de átomos em uma molécula orgânica. Eliminações do tipo 1,2fornecem ligações duplas, sendo uma ótima metodologia para a preparação de alcenos.
Quando um álcool é aquecido na presença de um ácido forte, ocorre a eliminação de água com formação de um alceno. Esta reação é conhecida como desidratação de álcoois. Quando tratados com ácidos, álcoois secundários e terciários geralmente eliminam água através de um mecanismo envolvendo a participação de um carbocátion como intermediário
Dependendo de uma série de fatores (substrato, temperatura, condições reacionais) as reações de substituição nucleofílica também podem ocorrer no meio reacional, fornecendo éteres como sub-produtos.
Figura : Destilação Fracionada.
Reação de Obtenção do Cicloexeno, à partir do Cicloexanol
2- TABELA DE REAGENTES