Obtendo Vantagem competitiva no SCM
A vantagem competitiva não pode ser compreendida olhando-se para uma empresa como um todo. Ela deriva das “pequenas” atividades que uma organização desempenha projetando, produzindo, comercializando, entregando e apoiando seu produto. Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posição de custo relativo da empresa e criar a base para a diferenciação.
A cadeia de valor desmembra a empresa em suas atividades estrategicamente relevantes, para compreender o comportamento dos custos e as fontes de diferenciação existentes ou potenciais. Uma organização ganha vantagem competitiva executando suas atividades estrategicamente importantes de maneira mais barata ou melhor do que seus concorrentes.
A vantagem competitiva surge da maneira como as empresas desempenham estas atividades discretas dentro da cadeia de valor. Para ganhar vantagem competitiva sobre seus rivais, uma empresa deve proporcionar valor para seus clientes desempenhando as atividades de modo mais eficiente do que seus concorrentes ou desempenhando atividades de forma que crie maior valor percebido pelo comprador.
Pode-se afirmar que a cadeia de suprimentos tem potencial para auxiliar a organização de alcançar tanto a vantagem em custo/produtividade como a vantagem em valor.
A cadeia de suprimentos representa uma rede de organizações, através de ligações nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços que são colocados nas mãos do consumidor final.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos hoje é sim uma estratégia para adquirir vantagem competitiva pois as organizações estão cada vez mais focando "seus negócios", em outras palavras, nas coisas que elas fazem realmente bem e onde elas têm uma vantagem diferencial. O restante é obtido fora da empresa. Por exemplo, as companhias que no passado produziam seus componentes neste momento somente montam o produto acabado, como