Obsolência Progrmada

331 palavras 2 páginas
Resenha: Obsolescência Programada
Nesse vídeo, nos foi mostrado alguns aspectos relacionados à nossa realidade tanto de consumo como também da maneira que vemos a sociedade, e a maneira como são tomadas decisões que influenciam nossa vida sem sabermos.
A Obsolescência Programada seria a forma “encontrada” por empresas, e até mesmo governos, para segundo eles, gerar empregos, fortalecer e desenvolver a economia fazendo com que o consumo aumente.
Uma das formas encontradas para fazer funcionar esse plano, foi diminuir a vida útil dos produtos, fazendo com que se compre um novo produto em um período menor de tempo. O primeiro registro da aplicação desse plano foi no inicio do século XX, quando empresas se reuniram e decidiram entre si, diminuir a vida útil das lâmpadas que fabricavam, de 2500 horas para 1000 horas.
O vídeo também mostra que ainda hoje, empresas se utilizam do mesmo plano. Foi relatado o caso de um homem que teve sua impressora quebrada, e foi encorajado pelos serviços técnicos a trocar por uma nova. Depois de varias pesquisas pela internet, para sua surpresa, ele descobriu que havia um chip na impressora que após 18000 copias ou cinco anos de uso, bloqueava o aparelho.
A outra forma mencionada da Obsolescência Programada, seria a necessidade de consumirmos produtos. Essa necessidade seria “imposta” pela sociedade em que vivemos. “Eu preciso trocar determinado aparelho, não porque ele quebrou ou não supre mais as minhas necessidades, mas simplesmente por ter um produto novo que foi lançado no mercado”.
Esse é um assunto muito difícil de chegar a uma conclusão, pois de um lado temos pessoas defendendo a alta produção para gerar empregos e melhorar a economia. Por outro lado, essa “produção sem limites” gera um consumismo desenfreado, e ainda por cima, tem o problema da sustentabilidade, onde se tem dificuldades para encontrar matéria prima para a produção e local adequado para serem descartados os produtos
preteridos.

Relacionados