obsidade
É o sistema encarregado de captar os diversos elementos nutritivos presentes nos alimentos, necessários à sobrevivência e ao funcionamento das numerosas células presentes em nosso organismo.
Logo após serem introduzidos na boca, os alimentos já começam a sofrer um processo de transformação, são triturados, amassados, misturados com diversas secreções e vão passando por diversos segmentos ao longo do tubo digestório. Durante esta passagem pelo tubo digestório, os alimentos vão sendo transformados, as moléculas grandes de proteínas, polissacarídeos engorduras vão sendo fragmentadas até que estejam em condições de serem absorvidas através da parede deste mesmo trato digestório.
Vejamos o que acontece com os alimentos a partir do momento em que os mesmos são introduzidos no tubo digestório:
Boca:
É a porta de entrada dos alimentos
Durante o curto período de tempo em que os mesmos permanecem em seu interior, sofrem um importante processo de trituração, através da mastigação.
Enquanto são mastigados, vão entrando em contato com uma secreção: saliva.
A saliva é composta basicamente de água, muco e enzima.
A água proporciona uma
Fluidificação
No alimento.
O muco proporciona uma
Lubrificação
, amacia o alimento e, com isso, facilita consideravelmente sua deglutição.
A enzima presente na saliva é a ptialina, também conhecida como amilase salivar, que inicia o processo de.
Digestão dos carboidratos
Presentes no alimento.
Esôfago:
O esôfago funciona apenas como uma espécie de canal de passagem para os alimentos, levando-os da boca ao estômago.
Não há enzimas secretadas pelo esôfago. A secreção esofagiana consiste apenas em muco, que exerce um importante meio de proteção à mucosa contra os possíveis efeitos abrasivos de alguns alimentos e contra a ácida
secreção gástrica que, eventualmente, reflui e entra em contato com sua mucosa. Fracas ondas peristálticas se formam quando a parede esofagiana é distendida propelem o