Observação infantil,- pscologia
O presente trabalho foi realizado observação infantil de criança com 20 meses de vida, que se encontra entre as fases do sensório motor para o pré-operatório, pela teoria de Piaget e terceiro organizador pela teoria de Spitz e entrevista realizada com os pais de uma criança de 8 anos e 4 meses. Nele tentaremos aliar as teorias de Piaget, Freud, Sptiz e Lacan.
Palavras chave
Interação infantil, desenvolvimento, vivência infantil, vivência emocional.
Conteúdo
Introdução Este trabalho tem o objetivo de estudar o desenvolvimento infantil em seus diferentes aspectos: cognitivo e social afetivo do nascimento à puberdade, nas teorias piagetianas e psicanalíticas. Estudo da teoria de Jean Piaget, seus períodos e o julgamento moral. Breve comparação das propostas de Piaget. Estudo das teorias de Sigmund Freud, René Spitz e de Jacques Lacan. Estágio supervisionado Básico: estudo da observação e da entrevista como técnicas de coleta de dados acerca do desenvolvimento infantil considerando, para análise, os aspectos afetivos, cognitivo e social.
Objetivo
Possibilitar a apreensão dos principais aspectos do desenvolvimento psicológico – afetividade, inteligência e suas implicações na rede das relações sociais desde o nascimento até o início da puberdade.
Método Observação e entrevista.
Observação Infantil
Observado: E.D.A., Idade: 1 ano e 8 meses, Altura: 78 cm Peso: 11 kg, Reside no litoral de São Paulo. Criança nascida de parto natural, “sem dor”, gravidez de 39 semanas, sem intercorrências, reside com os pais e 3 irmãos, frequenta escola particular período matutina e faz natação.
Local da observação, casa da avó.
Dependências: sala de estar, sala de jantar e cozinha.
Período observado: Domingo, entre 15h00min. e 15h30min.
Observação
Menino na sala, sentado no sofá, no lado esquerdo a mãe e no lado direito o pai, criança vira a cabeça para a direita e olha para mãe, sorri, impulsiona o corpo