Observação do sangue humano- relatório
Observação do sangue humano ao microscópio ótico
Índice
1. Introdução.
2. Procedimento experimental. 2.1 Material. 2.2 Execução.
3. Resultados
4. Conclusão/Discussão de resultados
5. Bibliografia.
1. – Introdução
Este trabalho teve por objetivo o registo das observações efetuadas às preparações definitivas de sangue humano, recorrendo ao uso do microscópio ótico. Pretendia-se em especial, identificar e fazer o registo esquemático de algumas hemácias (glóbulos vermelhos).
O sangue que percorre as nossas artérias e veias através dos vasos sanguíneos possui extrema importância para nossa vida. O sangue tem funções no organismo fundamentais, são elas: transporte de substâncias encarregues ao plasma e às hemácias quando se trata do transporte dos gases respiratórios; defesa pelos leucócitos, através da sua capacidade de fagocitose que elimina os agentes invasores e pelas proteínas de defesa que se encontram no plasma; o sangue também tem a responsabilidade de regularizar a temperatura corporal, pois o sangue ao circular pelos vasos sanguíneos, auxilia a distribuição do calor pelas diversas partes do corpo, retendo-o ao circular nas zonas mais internas do corpo, ou favorecendo a sua dissipação ao circular nas regiões periféricas.
Quando observado o sangue por meio de um microscópio, é possível verificar a sua constituição. O sangue é um fluido composto por uma parte líquida denominada plasma, no qual encontramos, por exemplo, os nutrientes do aparelho digestivo que são transportados para as demais células do corpo. Encontramos também outros elementos em suspensão que compõem o aparelho circulatório, são elas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
As hemácias são as células sanguíneas mais abundantes (> 99%), apresentam biconcavidade e contêm um pigmento respiratório, a hemoglobina, que transporta o oxigénio e lhes confere a cor vermelha. São produzidas, através de ferro, ácido