Construção e observação de lâmina de esfregaço sanguíneo
1- Introdução Este relatório é referente à aula prática que ocorreu no dia 09/11/2011, na qual foi realizada a construção de lâmina de esfregaço sanguíneo com base nos procedimentos necessários, para a observação da mesma.
2- Objetivo O objetivo desta experiência foi observar através do microscópio óptico os componentes do sangue humano e suas características.
3- Procedimentos
· Com uma lanceta estéril perfurar a ponta do dedo;
· Coletar uma gota de sangue e colocar sobre a lâmina;
· Proceder o esfregaço;
· Colocar uma gota do corante Whriter;
· Lavar com água para retirar o excesso do corante presente e com o papel absorvente retirar o excesso de água;
· Observar nas lentes objetivas de 4x, 10x e 40x.
4- Resultado e discussão Os resultados foram satisfatórios ao objetivo da aula. Foi possível visualizar os seguintes componentes do tecido sanguíneo: plasma, plaquetas (ou trombócitos), eritrócitos (ou hemácias ou glóbulos vermelhos), leucócitos (ou glóbulos brancos). O plasma é o componente líquido que banha todos os constituintes do sangue. É composto por cerca de 90% de água e o restante por sais minerais, nutrientes e outras substâncias como hormônios. As plaquetas são fragmentos celulares que participam do processo de coagulação sanguínea. Uma pessoa normal tem entre 150.000 a 400.000 plaquetas por mm3 de sangue. Os eritrócitos são células que apresentam a forma de um disco bicôncavo e não tem núcleo. Dão cor vermelha característica do sangue por possuir a hemoglobina (pigmento vermelho) e serem as células mais numerosas no tecido sanguíneo. Tem como principal função, o transporte de gases. Os leucócitos são células cuja função principal é a defesa do organismo pela fagocitose e pela diapdese. De acordo com a granulosidade do citoplasma e o formato do núcleo, os leucócitos podem ser classificados como:
·