Observação da infância
CURSO DE PSICOLOGIA
RAFAELA LEARTE MESQUITA
OBSERVAÇÃO DE ETAPAS DA INFÂNCIA
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Nesse trabalho foram observadas três crianças diferentes, sendo duas do sexo feminino e uma do sexo masculino cada uma em seu ambiente social, sendo eles totalmente diferentes e cada uma em uma fase da infância. Possibilita-se a uma visão da desenvoltura através de uma análise detalhada de comportamento de cada uma, com suas atitudes em meio à sociedade, seus aspectos físicos, cognitivos, linguísticos e perceptuais.
O conteúdo apresentado possibilita uma comparação de desenvolvimento em relação a cada faixa etária.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
OBSERVAÇÃO PRIMEIRA INFÂNCIA 2
Aspectos Físicos 4
Aspectos Cognitivos 4
Aspectos da Linguagem 5
Aspectos Perceptuais 5
Aspectos Sociais 6
Personalidade 6
OBSERVAÇÃO SEGUNDA INFÂNCIA 7
Aspectos Físicos 9
Aspectos Cognitivos 9
Aspectos da Linguagem 9
Aspectos Perceptuais 9
Aspectos Sociais 10
Personalidade 10
OBSERVAÇÃO TERCEIRA INFÂNCIA 11
Aspectos Físicos 13
Aspectos Cognitivos 13
Aspectos da Linguagem 13
Aspectos Perceptuais 14
Aspectos Sociais 14
Personalidade 14
CONCLUSÃO 15
INTRODUÇÃO
É de extrema importância de existir na Psicologia o conhecimento sobre o ciclo vital. Entender o funcionamento da mente humana desde a fase fetal até o envelhecimento e a morte, conhecer mais a fundo nossas características em cada parte da vida. E é exatamente esse o assunto tratado em nosso trabalho.
O trabalho aqui apresentado se trata da observação de crianças de 0 a 12 anos, onde conseguimos verificar diferenças imensas no crescimento e nas características físicas, psíquicas, cognitivas, perceptuais e também de linguagem.
Vale ressaltar que todas as observações aqui apresentadas têm a ciência de responsáveis e foram feitas com o intuito de aprender um pouco mais sobre cada fase da infância, assim tendo a capacidade de comparar a teoria