Observação da criança
Aline Cristine Baptista Costa
Trabalho final de Psicologia do desenvolvimento
Realengo, RJ
2012
Trabalho final de Psicologia do desenvolvimento
Realengo, RJ
2012
"A divisão platônica da psique humana em três partes, cognição, emoção e conação, marcou profundamente a representação que muitos psicólogos fazem da natureza humana. Esses três elementos são considerados como estruturas nitidamente delimitadas e parcialmente antagonistas, em aparência. Segue-se que a questão da prevalência da cognição ou razão sobre a emoção ou paixão-ou o inverso- é incessantemente colocada. Como pano de fundo, é o debate das convicções filosóficas fundamentais sobre a natureza humana, que determina as diversas orientações gerais da pesquisa psicológica." (Scherer 1993)
Observação da criança
A criança que eu escolhi para observar foi minha prima Fabiana ,5 anos.A observação foi feita por mim na casa dela,onde pude visualizar de forma bastante precisa a interação dela com os pais (meus tios),com a irmã dela,12 anos, e com os diversos brinquedos que estão espalhados por toda a casa.Foi realizada no dia 29/01/2012 ,durante o turno da manhã das 9 horas da manhã(hora que ela acordou) até a hora do almoço por volta das 12 horas.
A primeira coisa que ela fez assim que acordou foi me abraçar e contar do gato dela que havia sumido.Depois foi direto para a sala assistir televisão,ela adora um seriado chamado"Todo mundo odeia o Chris".Meu tio chamou ela para tomar café da manhã mas ela se recusou,então levou um pedaço de pão para ela na sala que ainda assim de nada adiantou, pois ela tem muita dificuldade para comer e não quis comer de jeito nenhum.Logo em seguida minha tia sentou ao lado dela e estava comendo um pedaço de bolo;me chamou muito a atenção e eu achei