Observatório do Adolescente
Projeto de capacitação e monitoramento - Observatório do Adolescente
Público Alvo: Alunos e professores das 6 escolas contempladas com o PEC- Observatório do Adolescente no Estado do Tocantins.
Objetivo: Capacitar professores e monitorar alunos envolvidos no Programa Estrada do Conhecimento - PEC através do Observatório do Adolescente com ações focadas no desenvolvimento integral do aluno com vistas ao protagonismo juvenil.
Justificativa: O Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida para reunir e acompanhar informações e indicadores sobre políticas públicas focadas na redução da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. O Observatório dos Adolescentes oferece aos participantes um currículo com estudos e desenvolvimento das competências dos adolescentes para que atuem na construção de propostas visando à elaboração de políticas públicas, ou seja, para melhorar o modo como os governantes, junto com a sociedade participativa, resolvem os problemas do Brasil. No Tocantins o Observatório do Adolescente foi lançado no dia 14 de outubro de 2011 e hoje 8 escolas estão contempladas, sendo 2 na capital em Palmas e 6 nas cidades contempladas como o Programa Estrada do Conhecimento – PEC - Aliança, Aguiarnópolis, Barrolandia, Colinas, Pugmil e Wanderlandia, tendo como norteador desse trabalho a garantia da participação do adolescente nas políticas públicas voltadas para criança e adolescente, bem como estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por tudo isso, faz-se necessários o monitoramento e capacitação dos professores e alunos ainda no primeiro semestre para que as 6 escolas contempladas com o Observatório do Adolescente juntamente com a comunidade