Observacao de uma criança
O brincar é a forma da criança se expressar, imitando tudo ao seu redor e trazendo a sua linguagem imaginativa da fantasia.
Em um ambiente da educação infantil é necessário que as crianças convivam com as diferentes idades de 4 a 6 anos de idade, isso possibilita uma verdadeira integração social.
A partir dos 4 anos a criança começa a se localizar espacialmente e memoriza os caminhos de casa para locais próximos, ir e vir, sabendo a direção.
As crianças mais jovens trazem a sua fluidez nas situações de jogos e brincadeiras, os mais velhos trazem a sua direção interior, já elaborando mais detalhadamente as brincadeiras, e os dois completam um ao outro muito bem.
Ao oferecer atividades para as diferentes idades num jardim de infância, podemos observar que os mais velhos ajudam os menores quando estes têm dificuldade e os menores admiram os mais velhos.
O ritmo saudável de atividades criativas, artísticas e lúdicas, a postura correta dos educadores, num ambiente que tenha a natureza, com um espaço calmo para as crianças de diferentes idades conviverem, uma boa alimentação e a convivência harmoniosa com as famílias, são pilares para a aprendizagem no jardim de infância.
O sistema neurológico e motor da criança nessa fase se desenvolvem através da movimentação corporal, dos relacionamentos sociais, do impulso da criança de apreender o mundo e de aprender com o mundo. Por isso a importância do cuidado com os diferentes estímulos externos que afetam e formam todos os órgãos internos da criança. As crianças deveriam ficar na educação infantil até completarem os 6 anos de idade, para que possam se desenvolver saudavelmente em todas as suas necessidades.
Entre o sexto e sétimo ano de vida, a criança