OBSERVA O NA ILUS O DE TICA
OBSERVAÇÃO NA ILUSÃO DE ÓTICA
CASCAVEL
2015
FACULDADE ASSIS GURGACZ
Andriele da Silva
Dayane Cristina Ghislandi
Janaina Daros
Jossanni Mayelli Engelmann
Luis Fernando Marchese
Mirian Borges Avancini
OBSERVAÇÃO NA ILUSÃO DE ÓTICA
Trabalho apresentado como requisito ao projeto integrador avaliação do terceiro período do curso de Psicologia na disciplina de Psicologia Cognitiva, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor Orientador Juliano do Nascimento
CASCAVEL
2015
SÚMARIO
INTRODUÇÃO
No decorrer desta pesquisa será estudado as situações que causam problemas à compreensão do sentido visual, ou seja, a nossa Percepção Visual e a Ilusão de Ótica, com principal base na teoria de Robert J. Sternberg na obra Psicologia Cognitiva (2000), e outros autores e títulos pedagógicos tão importantes quanto; alguns testes práticos dentro da Ilusão de ótica para melhor compreensão e aprofundamento na diferenciação de percepções com pessoas diversas também serão base de estudo.
A percepção é uma das funções que o Cérebro nos permite como indivíduo organizar e interpretar as impressões sensoriais, que se dá através de nossos sentidos, a qual damos formas e atribuímos significados de acordo com os eventos envolvidos e o histórico passado. O processo envolve a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações recebidas, podendo ou não que alguma informação da memória interfira.São nossos órgãos do sentido que traduzem essas informações os trazem para nossa atividade cognitiva. Os órgãos receptores percebem e recebem essas informações, através de um estímulo que vem com a sensação de algum sentido, em seguida esse estímulo é transformado em impulsos nervosos, que serão conduzidos ao cérebro, aonde serão processadas essas informações. Essas sequências se iniciam com a atenção, aonde acontece um processo de observação, e quando acaba sendo selecionado alguns fatores determinantes que estão atuando sobre determinado