Obrigado por Fumar
Os anúncios de ontem já estão velhos hoje. O anúncio de maior efeito é aquele que contém a idéia mais forte e a expressa de maneira mais simples, concisa e clara.
As vezes se desenvolve uma idéia por um processo de geração espontânea, mas toda a idéia deve ter um ponto de partida com base em algo concreto. Nada nasce do nada.
Em publicidade a idéias começa no produto e em sua utilidade ou vantagem, mas também pode ser encontrada em qualquer outro aspecto diferente e que logo se relacione com aqueles, ou em uma idéia velha reaproveitada sob nova forma, ou em algo que foi lido anteriormente, visto ou ouvido, na rua, no escritório, no cinema, na televisão ou rádio.
A criatividade nasce de um impulso Id visando a solucionar um conflito. O indivíduo criativo sabe afrouxar o ego, fazendo com que os impulsos cheguem dos umbrais da consciência. (Freud)
Ser criativo é ser simples.
É tirar do nada, é fazer do velho o novo.
Obter o óbvio de maneira diferente.
Criatividade é uma questão de sensibilidade.
A palavra criatividade tem sido razoavelmente confundida com a técnica de criar anúncios.
Mas não é só isso. Criatividade é uma técnica de resolver problemas. Essa técnica pode ser aplicada a todas as atividades humanas, e não apenas à atividade específica de criar boa comunicação. Lei da Parcimônia. Determina que, entre duas soluções, é provável que a correta seja a mais simples.
Lei de Friedrich. Deve-se questionar tudo.
Lei da Sabedoria das informações. Nunca luta contra as informações. O primeiro passo é sempre aceitar como verdadeiras todas as informações de que se dispuser.
Lei da despersonalização. Marchall McLuhan diz ser necessário sair de seu próprio ambiente para poder percebê-lo.
Lei de Murphy. “Se tudo parece andar bem, obviamente algo passou despercebido”.
Don Fabum dividiu-os de maneira semelhante:
Processo Criativo
Identificar : Identificar o problema
Preparação: acumulamos informações pertinentes os problema que