Obras literarias
Escola Estadual Ayrton Senna da Silva
Obras Literárias
Boa Vista – RR
Julho - 2012
Larissa Amorim
Luana Peixoto
Obras Literárias
Trabalho avaliativo para a obtenção de nota bimestral na matéria de português, turma 302, do ensino médio integrado da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva. Sob a orientação da professora Dulcilene.
Boa Vista – RR
Julho - 2012
* Os Sertões – Euclides da Cunha;
A estrutura da obra “Os Sertões” segue um esquema determinista, e seu núcleo divide em três partes: A terra, A luta e O homem.
1. A Terra.
A primeira parte da obra faz um minucioso estudo das condições geofísicas do sertão da região. Os conhecimentos que Euclides possuía como engenheiro aliados ao interesse pelas ciências naturais permitiram a elaboração sobre um pequeno ensaio sobre o ambiente, a geologia nordestina.
2. A Luta.
Essa parte é dedicada a mostrar as varias expedições do exército contra Canudos e a conseqüente resistência sertaneja. É o momento em que as ações humanas ganham papel central, sendo quebrada a arbitrariedade dos esquemas deterministas.
3. O Homem.
O princípio orientador de tais concepções é o de que a história da humanidade se faz pelo domínio dos mais fortes sobre os mais fracos. E isso é quer dizer que existe superioridade de raça branca sobre as resultantes dos processos de miscigenação, de cruzamentos e de mestiçagem.
* O triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto;
Contém cinco capítulos. O Major Policarpo Quaresma é caracterizado inicialmente. Depois fica-se sabendo das "reformas radicais" por que vem passando o seu espírito, no sentido de colocar em prática os seus ideais patrióticos. Tenta aprender violão e modinhas, com Ricardo Coração dos Outros; dedica-se ao folclore e toma parte na brincadeira do Tangolomango, com crianças, numa festa em casa de Gal. Albernaz. Finalmente, passa a imitar os usos e costumes dos