obra literária
A obra literária é o fruto da criatividade da pessoa humana e o criador, no uso de sua capacidade intelectual desenvolve as obras literárias, por escritos artísticos.
Essa obra abrange todas as produções de domínio literário, qualquer que seja a sua forma de expressão, tal como livros e outros escritos em prosa ou em verso, discurso, sermão, conferências, artigos de jornal ou revista e até cartas missivas de valor literário.
Uma definição para melhor entendimento esta prevista no artigo 2 da Convenção de Berna, que define:
Artigo 2 1) Os temas obras literárias e artísticas” abrangem todas as produções do domínio literário, científico e artístico, qualquer que seja o modo ou a forma de expressão, tais como os livros, brochuras e outros escritos; as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza; as obras dramáticas ou dramático-musicais;
Desta forma, podemos adentrar ao campo da classificação das obras literárias, que podem ser: de imaginação, teatral, teatral histórica, de descrição e avaliação, ensaios críticos e ensaios literários.
Elementos da Obra Literária
Os elementos desta obra dividem-se em:
CONTEÚDO
São as idéias, os conceitos, os sentimentos, os apelos e as imagens imateriais que as palavras transmitem da mente do escritor à do leitor.
Quando o escritor produz sua obra, coloca nela a sua visão do mundo, sua maneira de pensar e de sentir. Esta maneira de ver as coisas através de sua consciência de escritor é que constitui o conteúdo de sua obra. Isso não significa que a obra, necessariamente represente a figura do escritor, mas sim que sua figura está presente no conteúdo, no significado dessa obra.
O conteúdo é comumente confundido com o assunto ou a mensagem de uma obra.
FORMA
É a linguagem escrita ou falada das idéias e dos sentimentos do escritor. Para Tolstoi o conteúdo é a arte da comunicação; a forma artística, o meio para conquistar o público mediante o conteúdo.