Obras hidraulicas
O Relatório a seguir cita assuntos de uma obra Civil em relação à hidráulica e a execução por seus profissionais. Antes do Inicio da implantação da parte hidráulica cabe ao profissional responsável averiguar um conjunto de fatores que podem comprometer o projeto hidráulico em questão. Dentre as varias possibilidades, algumas das mais importantes são qualidade do material, diâmetro adotados perante as pressões exercidas, ferramentas e materiais de uso como exemplo, anéis de borracha, tipo de cola empregada etc. Esses aspectos de qualidade de material devem ser observados e fiscalizados em toda obra. Para uma boa execução hidráulica devem ser respeitadas ao Maximo as normas e bitolas pedidas em projeto que foram projetadas levando em consideração as pressões hidráulicas envolvidas.
1. ESTUDO DO TERRENO.
A primeira etapa na hidráulica é verificar ainda junto ao terreno “cru”, se as cotas principais de captação de água e saída de coleta de esgoto estão de acordo com as fornecidas em planta (veremos a frente), e se a queda da prumada de esgoto pode ser adotada como especificado na mesma. Para ser bem sucedida a hidráulica deve seguir todas as cotas, ou tentar ao Maximo se aproximar da especificada em projeto, para que a mesma “feche” na saída de coleta de esgoto. Por isso o terreno é muito importante para o bom desenvolvimento da hidráulica, as cotas de terraplanagem devem estar mais próxima possível das especificadas em projeto. Facilitando assim a hidráulica de periferia (Prumada de esgoto).
[pic]
2. PLANTAS Estudar bem as plantas do projeto é fundamental antes de iniciar a alvenaria. Em conjunto com o mestre de obras e ou engenheiro é interessante para que tudo dê certo desde o início. Nunca deve iniciar uma execução de alvenaria sem ter certeza sobre o que o projeto está especificando, pois o risco de ter de refazer o serviço é muito grande,