Obras do Renascimento
Elementos Técnicos
Nos elementos técnicos pode-se incluir: perspectiva rigorosa e científica, que permite um tratamento real do espaço e da luz; pintura a óleo, que apareceu em Itália em meados do século XV
Substituiu-se, gradualmente, as técnicas da têmpera e do fresco para a pintura a óleo que ao possuir maior tempo de secagem, permitiu a elaboração de modelados e veladuras; a utilização de novos pigmentos aglutinantes (como o óleo) que possibilitava novas associações e graduações da cor; novos suportes como a tela e o cavalete que facilitaram a difusão das correntes estéticas uma vez que permitiram uma circulação mais fácil das obras.
Tecnica do sfumato, técnica da graduação de cor e da transição suave da sombra para a luz
Elementos formais
Nos elementos formais inclui-se: inclusão nas obras de cenários arquitectónicos; grande naturalidade e realismo anatómicos.
Artistas e obras
Sandro Botticelli foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina do Renascimento.
Botticelli dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Medici e A adoração dos Magos. O último rendeu-lhe a admiração e atenção da Família Médici, que o colocou sob sua proteção e patronato. Seus contatos com a Família Médici foram sem dúvidas úteis para que obtivesse proteção e condições para que produzisse várias de suas obras-primas.
Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento,2 que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Ele foi o inventor de várias coisas, como por exemplo: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.
Seu trabalho