Obrandingcomo
3188 palavras
13 páginas
Sandra Regina Rech e Daniela Nunes FariasO branding como vantagem competitiva para marcas do setor de moda1
Sandra Regina Rech2
Daniela Nunes Farias3
Palavras-chave: Design - Branding - Marca - Gestão.
1. Introdução
Este mundo de “encanto”, criado pelas marcas de moda, só é possível devido ao forte trabalho de gestão realizado pelas empresas em relação às suas marcas, ao longo do tempo.
A maioria das marcas mais conhecidas e fortes do setor, tais como Chanel e Louis Vuitton, foram criadas no final do século XIX e início do século XX e, no decorrer dos anos, conservaram um forte conceito, que trazem intrínseco em todas as suas ações diante do mercado.
A moda é um fenômeno que nasce com a chamada “modernidade” e, desde então, permeia discussões sobre sua real importância, tanto no campo intelectual quanto no campo dos negócios.
Surge no âmbito do vestuário, contudo, atualmente, instalou-se em todas as áreas da sociedade.
“Por meio de um processo de difusão de um conceito, a moda estimula o consumo e interpõe um incentivo oculto para levar as pessoas a comprar”
(COBRA, 2007, p. 12). A moda encanta a sociedade de consumo com o novo. É a novidade, o anseio por algo diferente e original que leva as pessoas a comprarem produtos de moda.
2. Moda
A moda nem sempre existiu e não pertence a todas as épocas e civilizações. É um fenômeno cultural característico das sociedades modernas (LIPOVETSKY, 1991). O conceito de moda surge no âmbito do vestuário e atinge, inicialmente, somente as camadas mais altas da sociedade. O traje de moda permaneceu durante muito tempo como um consumo luxuoso e de prestígio para os mais abonados, respeitando a hierarquia da sociedade. Com o fim do período medieval e o crescimento das cidades surge uma nova classe social, a burguesia, detentora do dinheiro que surge com as trocas comerciais
O encantamento desse universo deve-se muito às grandes marcas de moda, que despertam expectativas nos consumidores através de um conceito, mostrado em