Os Cinco Sentidos
Curso: Biomedicina
Aluna: Mônica Damasceno Piauilino
R.A.: 6657392620
Professor: Axell Donelli L. Lima
Materia: Fisiologia
Indice
Introdução 3
Desenvolvimento do trabalho 5
1) Visão 6
2) Audição 8
3) Paladar 11
4) Olfato 12
5) Tato 14
Conclusão 18
Introdução
O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação. Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, são as traduções do mundo físico para a mente. Os sentidos que conformam o sistema sensorial são cinco: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Através dos sentidos, o nosso cérebro estabelece e mantém contacto com o mundo que nos cerca. Se nenhum deles funcionasse seria difícil o nosso relacionamento, uma vez que são os órgãos dos sentidos que enviam as informações do meio interno e externo ao sistema nervoso central. Na porção inicial desses órgãos existem estruturas especiais, os receptores, cuja função é converter diferentes formas de energia em alterações do potencial de suas membranas. A isso chama-se potencial gerador. Posteriormente, as fibras nervosas aferentes transformam esse potencial gerador inicial em potenciais de acção que serão transmitidos ao longo dessas fibras até ao sistema nervoso central, levando dessa maneira, as informações recebidas. Os receptores agem, pois, como transdutores que transformam um tipo de energia em outro.
Os receptores são habitualmente bastante específicos e particularmente sensíveis a um determinado tipo de estímulo. Os mecanorreceptores respondem a estímulos mecânicos como compressão, deformação ou estiramento das células. Os quimiorreceptores respondem a substâncias químicas que se ligam aos receptores na sua membrana. Os fotorreceptores respondem ao estímulo da luz nas células receptoras. Os