Obra: A Moreninha
Autor: Joaquim Manoel de Macedo, nasceu em 24 de junho de 1820 em Itaboraí e morreu em 11 de abril de 1882 aos 61 anos. Em sua poesia encontram-se traços românticos bastante característicos, como amores fatais, cenários de tempestade, imagens de donzelas angelicais e sonhadoras.
Ano: 1884.
Contexto Histórico: Chegada da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro. Trazendo influências européias para a burguesia brasileira.
Classe Literária: A chegada da corte Portuguesa trazendo influências européias para burguesia brasileira.
Personagens: D. Carolina - É muito jovem e "moreninha" e também travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos. Carolina encarna a jovem índia Ahy, que espera incansavelmente por seu amado Aoitin – uma antiga história da ilha que D. Ana conta a Augusto. No final ela revela para Augusto que era a menina para quem ele prometeu se casar.
Augusto - A figura de Augusto resume um certo tipo de estudante alegre, jovial, inteligente e namorador. Tendo vários princípios morais, fez no início da adolescência um juramento amoroso que compromete seu amor por Carolina. Esse impedimento continuará até o final da história, Carolina revelará ser ela a menina cuja Augusto havia jurado amor eterno.
Filipe - Irmão de Carolina, neto de D. Ana. Amigo de Augusto, Fabrício e Leopoldo. Também estudante de Medicina.
Fabrício - Amigo de Augusto, também estudante de Medicina. Está apaixonado por Joaninha, mas quer se livrar dela por causa das exigências extravagantes da moça. Chega a pedir a ajuda de Augusto para se livrar da namorada exigente.
Leopoldo - Amigo de Augusto, Filipe e Fabrício; também estudante de Medicina.
D. Joaninha - Prima de Filipe, namorada de Fabrício. Exigia que o estudante lhe escrevesse cartas de amor quatro vezes por semana; que passasse na frente da casa dela quatro vezes por dia, entre outras exigências, que causoou a vontade de Fabrício livrar-se dela.
D. Ana - Avó de Filipe, é uma senhora de