Obra de Milton Santos
Vida e obra
Contexto: globalização
Características
1. As corporações
2. O Estado perde poder
3. O drama ecológico
4. Internet – Informação, conhecimento e vigilância
5. Globalização
O capital está se fortalecendo a tal ponto que não existem mais multinacionais, existem transnacionais ou corporações. A multinacional Volkswagen, da Alemanha, é fruto de uma nação. Aonde estão as filiais? São Bernardo (por exemplo), produzindo os carros em diversos locais diferentes.
As empresas estão com tão, senão mais fortes, do que os países. Elas organizam tal poder que ficam muito acima dos estados.
Exemplo: problema ecológico, paris, 2000 cientistas se reúnem patrocinados pela ONU chegam a uma conclusão: o planeta está aquecendo.
Nós não estamos percebendo que as atitudes tomadas pelos grandes poluidores não tem preocupação com a terra. Tem preocupação com os acionistas e sua empresa. A gente só pode discutir a internet se a gente tiver uma visão correta a respeito da globalização. A principal mercadoria do mundo é a imagem, então vou completar o que os outros professores dizem. A segunda mercadoria é chip. A terceira é droga. A quarta é tráfico humano. As duas primeiras legais, e as duas últimas ilegais. Se eu retirar esse computador por um mês, teremos abstinência em termos de comportamento. É um vicio, que é uma espécie de segunda pele. A imagem é informação. Antigamente para escrevermos um livro, demorava uns 6 anos. Hoje, 1 ano ou 2. A informação chega em capsula, isolada do seu contexto.
Exemplo: pessoa que assiste o jornal nacional. Meia hora depois, a informação estará desorganizada por conta da sua superficialidade. O grande bombardeamento de informação traz essa desorganização.
É através do livro que nós criamos as relações entre as informações e o seu contexto. A informação, junto com o conhecimento, chegou a tal ponto que ela está nos decodificando e tirando a nossa privacidade.
Milton Santos diz que, embora as rporações controlem a população,