Análise da obra: Espaço e Método - Milton Santos
“JULIO DE MESQUITA FILHO” Campus Rio Claro INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS
Análise da obra
Livro: Espaço e Método – Milton Santos
Pablo Augusto Bastiani
Rio Claro
2013
Introdução
Este trabalho que segue, buscará da melhor forma reproduzir e analisar a preciosa obra de Milton Santos – Espaço e Método. Neste livro vemos mais uma vez a característica literária do autor, pois em uma mesma página é possível se discutir inúmeros fatores colocados e inter-relacionados sobre a própria geografia ou o mundo em que vivemos.
Para isso nos apoiaremos em diversos outros autores que buscaram entender esta obra ou a visão de Santos, também serão utilizadas outras produções deste para que seja possível uma integração de sua visão através de suas obras. Certamente é um risco e uma audácia buscar entender por completo o que quis ser passado neste livro, porém esperamos que um panorama de seus assuntos mais relevantes sejam transmitidos a partir deste trabalho.
Um pouco sobre Milton Santos Quem lê Milton Santos pela primeira vez pode se assustar ao ver que já na primeira página de seu livro, será discutido o espaço. Mas é lógico, o livro fala exatamente disso, o próprio nome é Espaço e Método. Essa é uma característica do autor, ele não faz suspense e deixa o melhor para o final, há tanto a ser discutido, tantos temas a serem abordados que desde a página um, já é necessária uma atenção mais que redobrada.
É através desse jeito de ser e pensar a geografia e a humanidade que vai trazer a Santos o prestígio conquistado internacionalmente, coroado com o recebimento do Prêmio Vautrin Lud em 1994, o equivalente ao Nobel para a geografia, dentre tantos outros recebidos ao redor do mundo.
Muito conhecido no meio acadêmico, saiu do Brasil por causa da ditadura, por estar engajado com políticos de